sábado, 4 de maio de 2013

De onde vem nosso comportamento? Mantenha o controle de seu Chakra do Plexo Solar - (Bruce H. Lipton; revisão: Carlos Cares)


DE ONDE VEM NOSSO COMPORTAMENTO?

MANTENHA O CONTROLE DE SEU CHAKRA DO PLEXO SOLAR


"Nossas vidas não são controladas por nossas intenções e desejos pessoais como podemos inerentemente acreditar. Faça as contas, nosso destino está realmente sob o controle das experiências pré-programadas gerenciadas pela mente subconsciente. Os programas mais poderosos e influentes na mente subconsciente foram transferidos para a consciência no período profundamente importante entre a gestação e seis anos de idade. Agora aqui está o problema, esses programas moldam a vida subconscientemente. São diretamente “baixados” derivadamente observando nossos professores primários: nossos pais, irmãos e a comunidade local. Infelizmente, como psiquiatras, psicólogos e conselheiros sabem, muitas das percepções adquiridas sobre nós mesmos no período de formação são expressas como uma limitação e autossabotagem de crenças.

É desconhecido pela maioria dos pais o fato de que suas palavras e ações estão sendo continuamente registradas pelas mentes de seus filhos. Consequentemente, quando informa ao seu filho que ele ou ela não merecem coisas, ou que eles não são bons o suficiente, ou inteligente o suficiente, ou que estejam doentes, esses pronunciamentos são “baixados” diretamente no subconsciente de seu filho. Uma vez que o papel da mente é fazer uma coerência entre seus programas e a vida real, o cérebro gera respostas comportamentais apropriadas aos estímulos da vida para garantir a "verdade" das percepções programadas.

Vamos aplicar esse entendimento ao comportamento na vida de alguém. Considere que você era uma criança de 5 anos de idade, fazendo uma birra no mercado sobre seu desejo de ter um determinado brinquedo. Para silenciar seu desabafo, seu pai gritou: "Você não merece!". Você agora é um adulto e em sua mente consciente está a consideração da ideia de que você tem as qualidades e poder para assumir uma posição de liderança em seu trabalho. Enquanto no processo de entreter este pensamento positivo na mente autoconsciente, todos os seus comportamentos estão sendo gerenciados automaticamente pelo programa em sua mente subconsciente mais poderoso. Desde que seus programas comportamentais fundamentais são aqueles derivados em seus anos de formação, a advertência de seu pai de que "você não merece", pode tornar-se diretamente automatizada pelo subconsciente. Então, enquanto você está entretendo pensamentos maravilhosos de um futuro positivo e não presta atenção, sua mente subconsciente automaticamente envolve autossabotagem comportamental para assegurar que a sua realidade coincida com o seu programa de não-merecedor.

Agora aqui está o problema, o comportamento é controlado automaticamente por programas da mente subconsciente, quando a mente consciente não está focada no momento presente. Quando a mente consciente reflexiva está ocupada em pensamentos e não presta atenção, não observa os comportamentos automáticos derivados do subconsciente. Sendo 95% ou mais do nosso comportamento derivado da mente subconsciente, a maioria de nosso próprio comportamento é invisível para nós.

Por exemplo, considere que você conhece intimamente alguém e você também conhece o seu pai. De sua perspectiva, você vê que o comportamento de seu amigo se assemelha ao seu pai. Então um dia você casualmente ouve de seu amigo algo como: "Sabe que Maria é igual a sua mãe." Então em estado de descrença, talvez Maria provavelmente responda "Como você pode dizer isso!" A piada cósmica é que todo mundo pode ver que o comportamento de Maria lembra a sua mãe, exceto ela. Por quê? Simplesmente porque, quando Maria está envolvida com os programas subconscientes comportamentais você interpreta a partir de uma consciência baixada em sua mente de sua juventude a partir da observação de sua mãe. Isso acontece porque sua mente consciente não está prestando atenção. Nesses momentos, seus programas subconscientes automáticos operam sem observação.

Outro exemplo conhecido de como o comportamento "invisível" funciona: Você está dirigindo seu carro enquanto tem uma conversa intensa com um amigo no banco do passageiro. Você se torna tão envolvido na discussão que só mais tarde, quando o seu olhar retorna para a estrada, você percebe que você não tinha prestado atenção no caminho nos últimos dez minutos. Desde que a mente consciente estava preocupada com a conversa, o carro estava sendo conduzido pela mente subconsciente no modo "piloto automático". No entanto, se lhe pedissem para descrever o seu comportamento no caminho durante esses 10 minutos, você seria obrigado a dizer: "Eu não sei, eu não estava prestando atenção." Esse é o ponto, quando a mente consciente está ocupada, não observamos nossos próprios comportamentos subconscientes programados.

Consequentemente, quando a vida não funciona como planejada, raramente reconhecemos que estávamos muito provavelmente contribuindo para nossas próprias decepções. Uma vez que geralmente não sabemos da influência de nossos próprios comportamentos subconscientes, naturalmente classificamos a nós mesmos como vítimas de forças externas quando as coisas não funcionam como desejadas. Infelizmente, assumindo o papel de vítima significa que assumimos que somos impotentes para manifestar nossas intenções. Nada está mais longe da verdade que isso. O principal determinante na formação do destino de nossas vidas é o banco de dados de percepções e crenças programadas em nossas mentes.


ASSUMIR A RESPONSABILIDADE PESSOAL

As conclusões da biologia "nova" proporcionam uma mudança radical em nossas crenças convencionais de como a vida funciona. Em contraste com a noção de que somos automaticamente conduzidos bioquimicamente pelos genes, as novas descobertas revelam que é a mente que controla os genes, os quais por sua vez determinam a biologia e comportamento. A mente autoconsciente, associada com a nossa identidade individual e manifestação de pensamentos é orientada por nossos próprios desejos pessoais e intenções.

Enquanto nós geralmente pensávamos que a nossa mente consciente "controla" o show, a neurociência tem estabelecido o fato de que 95% do nosso comportamento estão sob o controle da mente subconsciente mais poderosa. A maioria de nossos problemas pessoais e culturais decorrem do fato de que os comportamentos derivados da mente subconsciente são essencialmente invisíveis para nós. Raramente observamos nosso comportamento automatizado.

O que agrava o problema é o fato de que os programas fundamentais na mente subconsciente são derivados de outras pessoas que geralmente não compartilham seus objetivos e aspirações pessoais. Enquanto a nossa mente consciente está tentando nos mover em direção aos nossos sonhos, sem o conhecimento dos nossos programas subconscientes, estamos simultaneamente atirando no próprio pé e impedindo nosso progresso.

A mente subconsciente é simplesmente um "registro de reprodução", um mecanismo que “baixa” experiências em "fitas de comportamento." Enquanto a mente consciente está associada com a criatividade, a função da mente subconsciente é relacionar programas previamente gravados. Ao contrário da autoconsciência que é supervisionada por uma entidade (você), a mente subconsciente está mais relacionada a uma máquina, ou seja, não há pensamento consciente ou entidade que controla os programas subconscientes.

Temos todos sido algemados com correntes emocionais provocadas por comportamentos disfuncionais programados pelas histórias do passado. No entanto, a próxima vez que você falar para "você mesmo" com a esperança de mudar os programas subconscientes de sabotagem, é importante perceber a seguinte informação. Usar a razão para se comunicar com o seu subconsciente, em um esforço para mudar seu comportamento seria como tentar alterar uma gravação em uma fita cassete conversando com o videocassete. Em nenhum dos casos existe uma entidade no mecanismo que irá responder ao seu diálogo.

Programas subconscientes não são comportamentos fixos e imutáveis. Temos a capacidade de reescrever nossas crenças limitantes no processo de assumir o controle de nossas vidas. No entanto, mudar os programas subconscientes requer a ativação de outro processo que apenas se engaja em um diálogo contínuo com a mente subconsciente. Há uma grande variedade de processos eficazes para reprogramar crenças limitantes, que incluem o reiki, hipnoterapia clínica, meditação budista e uma série de modalidades desenvolvidas recentemente e muito poderosas coletivamente referidas como psicologia energética.

Por Bruce H. Lipton
Revisão e edição por Carlos Cares
Terapeuta Holístico"









Fonte: www.twitter.com/carloscares_
            www.terapia-reiki.com

Nenhum comentário: