domingo, 17 de julho de 2011

O PRINCÍPIO 100/0 - Qualidade dos Relacionamentos - (All Rither)

Brian Tracy dizia: “Oitenta por cento da satisfação na vida vem de relacionamentos significativos”. Pense nisto... Quando você olhar para trás, no final de sua vida, o que realmente importará? Cinco palavras: “A QUALIDADE DOS SEUS RELACIONAMENTOS”.


Assim, eis a questão: Se os seus relacionamentos é a parte mais importante de sua vida, o que você está fazendo para torná-los tudo o que eles podem ser?

Qual é a maneira mais eficaz de criar e sustentar grandes relacionamentos com os outros? É o Princípio 100/0. Você assume plena responsabilidade (100%) pelo relacionamento, nada esperando em retorno (0%).

O Princípio 100/0 não é natural para a maioria de nós. Ele requer um compromisso real com o relacionamento e uma boa dose de autodisciplina para pensar, agir e dar 100%.

O Princípio 100/0 se aplica àquelas pessoas em sua vida onde os relacionamentos são importantes demais para reagir automaticamente ou com julgamento. Cada um de nós deve determinar os relacionamentos em que este princípio deveria se aplicar. Para a maioria de nós, ele se aplica aos colegas de trabalho, aos clientes, fornecedores, familiares e amigos.

PASSO 1: Determine o que você pode fazer para o relacionamento funcionar... então faça-o. Demonstre respeito e bondade para com a outra pessoa, mereça ela ou não.

PASSO 2: Não espere nada em retorno. Zero, nada.

PASSO 3: Não permita que qualquer coisa que a outra pessoa diga ou faça (não importa o quão irritante seja) o afete. Em outras palavras, não morda a isca.

PASSO 4: Seja persistente com a sua graça e gentileza. Muitas vezes nós desistimos muito cedo, especialmente quando os outros não respondem na mesma moeda. Lembre-se de nada esperar em troca.

Às vezes, o relacionamento pode ficar difícil, até mesmo tóxico, apesar de 100% do seu compromisso e autodisciplina. Quando isto ocorre, você precisa evitar ser o “Conhecedor” e mudar, sendo o “Aprendiz”. Evite declarações ou pensamentos como “isto não funciona”, “Eu estou certo e você errado”, “Sei disto e você não”, “Eu lhe ensinarei”, “É assim que é”, “Eu preciso lhe dizer o que sei”, etc.

Em vez disto, use declarações ou pensamentos do Aprendiz como: “Deixe-me descobrir o que está acontecendo e tentar compreender a situação“, “Eu poderia estar errado”, “Eu me pergunto se há algo de valor aqui”, “Eu me pergunto se...” etc. Em outras palavras, como um Aprendiz, seja curioso!

Paradoxo do Princípio
Isto pode lhe parecer estranho, mas aqui está o paradoxo: Quando você assume autêntica responsabilidade por um relacionamento, muitas vezes a outra pessoa escolhe rapidamente assumir a responsabilidade também. Consequentemente, o relacionamento 100/0 se transforma rapidamente em algo que se aproxima dos 100/100. Quando isto ocorre, verdadeiros avanços acontecem para os indivíduos envolvidos, suas equipes, suas organizações, suas famílias."

Nenhum comentário: