quarta-feira, 23 de março de 2011

Pontos de vista diferentes, julgamentos diferentes - (Swami Dayananda Saraswati)


"Uma vez, há quase 50 anos, vim dar uma volta no fim da tarde pela beira do rio Ganges e vi que havia alguns sadhus morando em pequenas cabanas de bambu. Isso me inspirou para também me mudar para aqui.


Eu estudava no Kailaśa Āśram, aqui perto, e comecei também a dar algumas aulas de Vedānta e sânscrito na minha cabana. Levava uma vida muito simples, mas extremamente realizada e feliz.

Tempos depois, um sadhu se instalou numa das cabanas que estavam disponíveis. Ele era astrólogo e, durante dois anos, insistiu para que eu fizesse meu mapa astral com ele.

Afinal, quando aquiesci, ele fez todos aqueles cálculos e voltou sem acreditar no que havia visto: eu poderia vir ser uma pessoa muito poderosa, pois tinha potencial para isso.

Perguntou-me: "Como é que você fica aqui, neste sofrimento, podendo ter a possibilidade de ter um Āśram enorme, pelo que dá para ver no seu mapa? Por que você fez essa opção? Você não quer ter sucesso na vida?"

O coitado, dentro da cabeça dele, achava que eu estava infeliz aqui, meditando, estudando e aprendendo.

O julgamento de que a vida que eu tinha era ruim ou difícil é dele, pois eu sempre achei aquele período o mais satisfatório de todos os que vivi.

Temos nesta situação dois pontos de vista totalmente diferentes sobre o que seja realização pessoal.

Olhando desde o ponto de vista dele, eu era um pobre coitado. Do meu lado, eu estava totalmente realizado."



*Transcrição de uma palestra de 11 de março de 2011. Traudução de Pedro Kupfer.
Fonte: http://www.yoga.pro.br/artigos/1001/3019/pontos-de-vista-diferentes-julgamentos-diferentes

Nenhum comentário: