Esse estado original do ser é comparável a um espelho primordial, cósmico. Primordial, aqui, significa incondicionado, não causado por nenhuma circunstância. O que é primordial não é uma reação a favor ou contra uma situação qualquer. [...] à semelhança do espelho, é capaz de refletir tudo, do mais óbvio ao mais sutil, e continua a se manter como é. O quadro de referência básico do espelho cósmico é extremamente vasto e está absolutamente livre de qualquer predisposição: matar ou curar, esperança ou medo.
A maneira de olhar para trás e vivenciar o ser do espelho cósmico é simplesmente relaxar. Relaxar, nesse caso, é algo muito diferente de amolecer ou ficar à toa [...]. Aqui, relaxar significa relaxar a mente, deixar de lado a ansiedade, os conceitos e a depressão que normalmente nos aprisionam. [...] Durante a meditação não nos colocamos nem “a favor” nem “contra” as experiências. Ou seja, em vez de louvar determinados pensamentos e reprovar outros, adotamos uma atitude imparcial. Deixamos que as coisas sejam como são, sem julgamento, e assim nós mesmos aprendemos a ser, a expressar nossa existência de maneira direta e não-conceitual. Esse é o estado ideal de relaxamento, um estado que nos permite vivenciar o agora do espelho cósmico. Na verdade, isso já é a vivência do espelho cósmico.
[...] Quando somos capazes de olhar para as coisas sem dizer: “Isso me é favorável ou desfavorável”, “Concordo com isso” ou “Não concordo com isso”, estamos vivenciando o ser do espelho cósmico, a sabedoria do espelho cósmico. "
Chögyam Trungpa, Shambala, A Trilha Sagrada do Guerreiro, Editora Cultrix, São Paulo, 1997
Fonte: http://somostodosum.ig.com.br/blog/blog.asp?id=9371
Um comentário:
Fiz um estudo matemático de minha mente (sou analista de finanças e gosto de matemática). Tenho uma irmã neurologista e estudei alguns dos livros, bem como alguns livros de psicologia. Como sou ateu e anti-religioso, fiz uma análise profunda e cética de minhas memórias e das estruturas de pensamento. No final, cheguei a conclusões parecidas com as deste site. O futuro e o passado são ilusões criadas pelo cérebro, visando a sobrevivência do corpo. E existe um "eu do aqui e agora", um "eu das memórias" e um "eu projetado". E fora de nós há algo como um "eu do universo" que se comunica com o "eu humano". Comecei a chamar de "eu cósmico" e procurei neste site. Há uma interdependência entre tudo e todos, e tudo deve estar em equilíbrio. O ser humano é um equilíbrio dinâmico físico-psíquico. Mas também a necessidade de equilibrar o "eu interno" com o "eu cósmico", para que haja paz.
Postar um comentário