quarta-feira, 9 de março de 2011

O espelho cósmico - (Chögyam Trungpa)


"Para redescobrir o agora, precisamos olhar para trás, olhar para o lugar de onde viemos, para o estado original. Olhar para trás, nesse caso, não significa olhar para trás no tempo, retroceder milhares de anos. Significa olhar para trás em nossa própria mente, olhar para um ponto anterior ao começo da história, anterior ao início do pensamento, anterior à eclosão de qualquer pensamento. Quando estamos em contato com este solo original, as ilusões do passado e do futuro nunca nos confundem, pois somos capazes de permanecer continuamente no agora.


Esse estado original do ser é comparável a um espelho primordial, cósmico. Primordial, aqui, significa incondicionado, não causado por nenhuma circunstância. O que é primordial não é uma reação a favor ou contra uma situação qualquer. [...] à semelhança do espelho, é capaz de refletir tudo, do mais óbvio ao mais sutil, e continua a se manter como é. O quadro de referência básico do espelho cósmico é extremamente vasto e está absolutamente livre de qualquer predisposição: matar ou curar, esperança ou medo.

A maneira de olhar para trás e vivenciar o ser do espelho cósmico é simplesmente relaxar. Relaxar, nesse caso, é algo muito diferente de amolecer ou ficar à toa [...]. Aqui, relaxar significa relaxar a mente, deixar de lado a ansiedade, os conceitos e a depressão que normalmente nos aprisionam. [...] Durante a meditação não nos colocamos nem “a favor” nem “contra” as experiências. Ou seja, em vez de louvar determinados pensamentos e reprovar outros, adotamos uma atitude imparcial. Deixamos que as coisas sejam como são, sem julgamento, e assim nós mesmos aprendemos a ser, a expressar nossa existência de maneira direta e não-conceitual. Esse é o estado ideal de relaxamento, um estado que nos permite vivenciar o agora do espelho cósmico. Na verdade, isso já é a vivência do espelho cósmico.

[...] Quando somos capazes de olhar para as coisas sem dizer: “Isso me é favorável ou desfavorável”, “Concordo com isso” ou “Não concordo com isso”, estamos vivenciando o ser do espelho cósmico, a sabedoria do espelho cósmico. "



Chögyam Trungpa, Shambala, A Trilha Sagrada do Guerreiro, Editora Cultrix, São Paulo, 1997
Fonte: http://somostodosum.ig.com.br/blog/blog.asp?id=9371

Um comentário:

jhas disse...

Fiz um estudo matemático de minha mente (sou analista de finanças e gosto de matemática). Tenho uma irmã neurologista e estudei alguns dos livros, bem como alguns livros de psicologia. Como sou ateu e anti-religioso, fiz uma análise profunda e cética de minhas memórias e das estruturas de pensamento. No final, cheguei a conclusões parecidas com as deste site. O futuro e o passado são ilusões criadas pelo cérebro, visando a sobrevivência do corpo. E existe um "eu do aqui e agora", um "eu das memórias" e um "eu projetado". E fora de nós há algo como um "eu do universo" que se comunica com o "eu humano". Comecei a chamar de "eu cósmico" e procurei neste site. Há uma interdependência entre tudo e todos, e tudo deve estar em equilíbrio. O ser humano é um equilíbrio dinâmico físico-psíquico. Mas também a necessidade de equilibrar o "eu interno" com o "eu cósmico", para que haja paz.