terça-feira, 4 de maio de 2010

O ciclo da vida - (Amma)


"Pergunta: "Mãe, você pode ver todos os mundos dentro do seu Ser. Por favor, explique o que acontece quando deixamos o corpo físico."

Amma: "Ao perguntar sobre a vida após a morte, você também está perguntando sobre a lei do karma. Analisar o karma não é importante. O mais importante é saber sair dele, saber ir além de seu ciclo, que é causado pela ignorância sobre seu próprio Ser.

Ações negativas feitas no passado podem não gerar frutos imediatos, e o mesmo se aplica às boas ações. Podemos observar uma pessoa sem muitas virtudes que vive aparentemente usufruindo de muitos prazeres na vida, e podemos ver também uma boa pessoa sofrendo sem razão aparente. Isto parece contradizer a lei do karma, e pode levar alguém até a pensar que ela nem existe. Ao mesmo tempo, para compreender seu significado, a lei do karma deve ser examinada e avaliada de um patamar mais alto da consciência. Para se elevar até este patamar e ver o karma de um nível mais elevado requer fé e prática espiritual. Aqui, o critério não é intelecto, mas intuição espiritual.

Tudo na vida se move em ciclos; o universo é cíclico. Assim como a terra gira em torno do sol em ciclos regulares, toda a Natureza se move em um padrão cíclico também. As estações são cíclicas: primavera, verão, outono, inverno, novamente primavera, e assim por diante. A árvore vem da semente, e, em troca, provê as sementes pelas quais outras árvores irão crescer. É um ciclo. Da mesma forma, há o nascimento, infância, juventude, velhice, morte, e nascimento novamente. É um ciclo contínuo. O tempo se move em ciclos, não em uma linha reta. O karma e seus resultados são inevitáveis para os seres vivos, até que a mente seja parada e se atinja o estado de contentamento e bem-aventurança do próprio Ser.

Ciclos acontecem incessantemente, como a ação e reação. O tempo se move em ciclos. Isso não quer dizer que acontecimentos exatos acontecem várias vezes, randomicamente, mas que o jivatman (alma individual) assume diferentes formas, de acordo com seus vasanas(tendências latentes). Reações são os resultados de ações feitas no passado. Isso acontece constantemente. Como a vida acontece em ciclos, as ações do passado geram frutos. Nós não podemos afirmar quando ao certo esses frutos virão, de que tipo serão, ou como virão. É um mistério conhecido apenas pelo Criador. Você pode acreditar nisto, ou não. Mas se você acredita ou não, a lei do karma continua a operar, e os frutos vêm. Karma é algo que não tem uma origem, mas tem um fim, que é quando o ego é transposto e se atinge o estado de Realização.

Os homens e mulheres se tornam Deus. Cada ser humano é, em essência, Deus. A evolução de homem a Deus é um processo lento, que requer muitos cortes, polimentos e remodelagens. Necessita de muito trabalho e requer uma grande paciência. Não pode ser feito revolucionariamente. A revolução é rápida, mas mata e destrói. Os homens são revolucionários. Deus é evolucionário.

O ciclo da vida se move lenta e constantemente. O verão chega, em seu próprio tempo, nunca com pressa. Todas as outras estações – outono, inverno e primavera – levam seu próprio tempo para chegar. Por trás do mistério repousa o poder invisível de Deus. Este poder não pode ser analisado. Só confie que ele existe.

Tente se esquecer do ciclo do karma. Não há necessidade de se pensar sobre o passado, ele é um capítulo encerrado. O que está feito, está feito. Confronte o presente. O que importa é o presente, pois o futuro depende inteiramente de como você vive o momento presente. Tendemos a transitar a maior parte do tempo entre o passado e o futuro. Mas o presente habita neste momento, e quase sempre o perdemos. Quando vivemos 'neste momento', estamos no 'aqui', completamente presentes, e o próximo momento não importa. Viver no momento presente, em Deus, no Ser Superior, irá parar a lei do karma de atuar em nossas vidas."

Fonte: http://www.ammabrasil.org/ensinamentos/karma.htm

Nenhum comentário: