sábado, 1 de agosto de 2009

Deus como Mãe Divina - (Swami Sivananda)


O Conceito Indiano de Mãe Divina
Desde a aurora da civilização, quando as pessoas viviam numa socieade matriarcal, existe a adoração da Mãe Divina. Mais tarde, quando a civilização progrediu, e o patriarcalismo gradualmente surgiu, e o pai tornou-se o cabeça família, o homem, então, passou a ocupar a autoridade, bem como as coisas começaram a ficar sob o seu guia e aprovação. Conseqüentemente, houve uma troca de conceitos de Deus; a paternidade de Deus foi estabelecida. Mas a adoração à mãe permaneceu de forma simultânea, e uma vez que o conceito foi psicologicamente mais atraente para o devoto, que via Deus com amor maternal pelo filho, tal qual uma mãe. Subseqüentemente, uma síntese harmoniosa entre a visão paternalista e maternalista de Deus desenvolveu-se na religião Hindu; as pessoas adoram Sita e Rama, bem como Radha e crista de forma unidas.

O conceito de mente humana está baseado na experiência relativa. O idealismo subjetivo, portanto, nos seus estágios iniciais, toma ajuda de analogias objetivas e relativas. Deus não é limitado pelos conceitos abstratos ou concretos. Mas é fácil de estabelecer um relacionamento consciente com a Providência Divina em termos de paternidade benevolente, ou afeição amável da mãe, do que um conceito de um vazio imensurável. Deus pode estar, na realidade, desprovido de qualidades, mas uma colocação de ideais positivos, como virtudes divinas mãe divina, é essencial para a o auto-conhecimento e o progresso espiritual do aspirante.

A mãe é muito querida com seus filhos. Tods têm mais liberdade com a sua mãe do que com qualquer outra pessoa. É a sua mãe que lhe protege, nutre, consola-o, encoraja-o, e lhe cuida. Ela é o primeiro preceptor ou instrutor. A mãe faz qualquer sacrifício pelo seu filho. No campo espiritual, também, o aspirante possui um íntimo relacionamento com a Mãe Divina.

O Upasana ou adoração da Mãe Universal conduz ao alcance do conhecimento do Ser. O Yaksha Prasna, no Kenopanishad, mantém esta idéia. Aproximamo-nos da Mãe Divina com um coração aberto; abrindo nossa mente com franqueza e humildade; tendo pensamentos puros e sublimes; tornando-nos como simples crianças. Desta forma, deve-se pulverizar nosso egoísmo individual, bem como as naturais tendências individualistas, astúcias interesseiras, egotismo e desonestidade. Renda-se de forma completa e dedicada a Divina Mãe. Cante os Seus Mantras. Adorem-nA com fé e devoção.

Navatri é a ocasião mais adequada para a adoração da Mãe Divina. Nesta ocasião, deve-se praticar Sdhana Japa com intensidade. São nove dias muito sagrados para a Mãe Divina. Ligue-se a Mãe Divina através da adoração a Ela. Esta sagrada ocasião simboliza a vitória do superior por sobre o mais inferior; das forças divinas por sobre as inferiores e materialistas; qualidades positivas por sobre as negativas; derrota das qualidades como injustiça, opressão, ódio, orgulho, e todas as coisas não divinas que fazem o homem sofrer.

Adorem a Mãe Divina em todas as Suas manifestações. Ela é o aspecto criativo ou gerador do Absoluto. Ela é o símbolo da energia cósmica. A energia é o fundamento de toda a matéria e sustentação das forças do espírito. A energia e o espírito são inseparáveis. Eles são, essencialmente, unos. Os cinco elementos e suas combinações são as manifestações externas da Mãe Divina. Inteligência, discernimento, poder psíquico, e vontade, são manifestações internas da Mãe Divina. A humanidade é a Sua forma visível. O serviço a humanidade é, portanto, uma forma de adoração a Mãe Divina.

Sinta como que a Mãe Divina enxergando através dos seu olhos, ouvindo através dos seus ouvidos, e trabalhando através de suas mãos. Sinto o corpo, a mente, o Prana, o intelecto, e suas funções como manifestações da Mãe Divina. O UNO, a vida universal, pulsa no coração de todos. Quando percebemos esta Mãe Divina no interior do coração não haverá espaço para ódio e nem para o egoísmo. Mergulhe dentro de você mesmo nesta consciência interna. Sempre medite na Mãe Divina como sendo graça e bondades puras. A misericórdia da Mãe Divina é ilimitada. Ela agrada-se com a simples pureza, por pequena que seja, do coração do devoto. O dia do sagrada Navaratri é uma forma de aproximar-se da Mãe Divina. Não perca esta gloriosa oportunidade. Faça um sincero e profundo esforço para obter a graça da Mãe Divina. Ela irá transformar inteiramente a sua vida, e irá abençoá-lo com o leite da sabedoria divina, vislumbre espiritual e Kaivalya!

Que todos obtenham a graça da Mãe Durga, Parvati, Maya, Kali, Yashoda, etc., etc.!

Nenhum comentário: