quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Acordar é vital - Quem é você? - (Jornal Em Aquarius, Por Elisa Dorigon)


Acordar é vital

Quem é você? Jornal Em Aquarius
Porto Alegre/RS - Setembro, 2009
Por Elisa Dorigon

Nascido no Rio Grande do Sul, Brasil, teve o seu primeiro contato com o mestre iluminado Osho ainda no início dos anos 80, de quem recebeu o nome Satyaprem, que significa "Amor pela Verdade". Estudou Jornalismo, se dedicou à Fotografia, Pintura e Poesia; publicando em 1983 seu primeiro livro - "PA" -, editado por Paulo Coelho, no Rio de Janeiro. Por aproximadamente vinte anos, esteve voltado ao trabalho com Terapia e Meditação, atuando no Brasil, Europa e Índia como parte da equipe de terapeutas da Multiversity da Osho Commune International. Em 2000 lhe foi revelado o "fim da busca" e, desde então, Satyaprem invoca o despertar das pessoas para sua natureza original, compartilhando o "Encontro com a Verdade" (Satsang) através de palestras e retiros, além dos livros que trazem trechos desses encontros.


O que significa "invocar o despertar das pessoas para sua natureza original"? Como saber que estamos vivendo de acordo com nossa natureza original?
Sim, a natureza original, aquilo que não pode ser visto, experienciado, descrito. Assim, responder sua pergunta, torna-se uma aparente impossibilidade. Entremos, portanto, com carinho. A nossa natureza original oblitera a noção de eu, presente através de um pensar constante. Logo o "saber que estamos vivendo de acordo com nossa natureza original" já não tem significância, significa que já não existe "eu" para saber se estamos vivendo ou não de acordo com nossa natureza original. Ou seja, só há a natureza original vivendo, sendo, já não existe separação entre isso e aquilo. Poder-se-ia dizer que há pacificação, silenciosidade, observação. É quando não existe mais nenhuma dúvida, por não haver o sujeito que duvida, como imagem mental, por não haver nenhuma outra maneira de viver a não ser de acordo com nossa natureza original. Qualquer outra coisa é um sonho, uma ilusão, é estar morto em vida. Acordar é vital.

Como você enxerga o mundo daqui para frente? Você tem uma visão otimista sobre o futuro da humanidade?
Essa pergunta me faz sorrir. É como um convite a imaginar, essa faculdade da mente, que tanto sofrimento traz. O mundo, se estamos falando da terra, este planeta que flutua leve nesse imenso vazio celeste, como um organismo como qualquer outro na existência terá um fim, uma morte se você preferir. É claro, que nesse instante esse organismo está sofrendo de um ataque viral, humano, muito agressivo, que talvez, se continuar assim, encurtará sua vida. Nesse sentido, ha necessidade do humano reinventar-se ou redecobrir-se, conhecer-se no seu mais profundo, além das formas e dos nomes para uma ação curativa na terra ocorrer. A probabilidade de que isso aconteça é ínfima. Pois o processo em termos descritivos seria como um processo autodestrutivo, o ser humano tal como está condicionado a pensar-se, precisa morrer, para que o novo possa nascer. Enquanto o ser humano manter essa estrutura intacta, age como um vírus, com nenhuma consciência de que sua vida depende do hospedeiro, levando-se a sua aniquilação conjunta. De uma certa maneira o futuro da humanidade, essa abstração, está com os dias contados. Mas, ouso dizer, que existe possibilidade de um novo ser humano, individual, indivisível nascendo deste fim eminente. Um ser que transcende o pessoal, que é guiado pelo silêncio enquanto consciência. Um ser celebrativo, imerso no agora, sem compromisso com o tempo e a mente...

O Osho dizia que a expectativa traz frustração. Como viver sem gerar expectativas a todo momento?
Só há uma maneira, descobrir quem voce é. Quem é voce? Ou ainda, o que é voce? Uma historia na mente, pensamentos, memórias? Um corpo no espaço? Expectativas são condições mentais que necessitam do tempo para ocorrer. Em outras palavras, devo pensar. O ser humano tem que descobrir que pensar é necessário somente à existência do ego, essa entidade fantasmagórica. No seu ser, no seu despertar, já não há expectativa pois o agora é suficiente, vastamente suficiente. Portanto para o ego não há como viver sem expectativas e para seu ser, sua atenção silenciosa, não há como viver com expectativas. Quando o hoje é pleno, você não quer nada do amanhã. É só agora para sempre. Um imenso campo de frutiferas possibilidades...

Qual a diferença entre mente e consciência?
Da água para o vinho, como o dito popular. Mente é objeto, mensurável, com começo, meio e fim, nao necessariamente nessa ordem. Observável. Um ruído no corpo do silêncio. Uma minuscula particula de poeira no céu azul. Já a Consciência, com maiusculas, não a dos dicionários e das teorias psicológicas, mas a da experiência mística, é o sujeito absoluto, a subjetividade pura. Ou seja permanece um mistério a ser vivido, nunca passível de objetificação pela mente. Muito embora, isso sempre seja tentado. Lembra-me uma estória de um menino que brincava na areia da praia, com um buraco que enchia com um baldinho, de água. Um padre que o observava, pergunta ao menino: Voce pretende encher este buraco com esse balde? Sim, responde o garoto. Nao é possível, diz o padre. O menino encaminhando-se ao mar para encher mais uma vez o balde responde: é muito mais possivel do que você compreender Deus com a sua mente! Consciência não tem começo nem fim...

Que caminhos dispomos para esta viagem para dentro de nós mesmos? Meditação? Retiros?
Descobrir que já estamos, somos, dentro de nós mesmos. Ver que não somos o que pensamos ser. Que não somos o corpo nem a mente. Que somos essa observação silenciosa. Atemporal, sempre aqui e agora. Diferentemente das nossas emoções, pensamentos e sensações. Para isso, meditação, retiros, sim. Investigar o mais fundamental, quem é voce? Voce é aquele que pensa ou aquilo que observa os pensamentos indo e vindo?

Para quem nunca participou de um Satsang, como você define estes encontros?
Vida. Dispor-se a viver. Entregar todo o sonho, toda a imaginação e ver a beleza do ser silenciosamente... se você tiver coragem. Como diz o Osho, "morra antes que você morra!"

2 comentários:

Anônimo disse...

Si, probabilmente lo e

Anônimo disse...

Aprendi muito