terça-feira, 6 de abril de 2010

Trecho de Masnavi - (Rumi)

ATÉ QUE O HOMEM DESTRUA O "EU" NÃO É UM VERDADEIRO AMIGO DE DEUS

Certa vez, um homem veio bater à porta de seu amigo.
Seu amigo disse: "Quem és tu, ó homem fiel?"
Ele disse: "Sou eu".
O outro respondeu: "Não podes entrar,
Não há lugar para o 'cru' em meu bem cozido banquete.
Nada senão o fogo da separação e da ausência
Pode cozinhar o cru e livrá-lo da hipocrisia!
Já que teu 'eu' ainda não te deixou,
Deves ser queimado em chama ardente".
O pobre homem se foi, e por um ano inteiro
Viajou ardendo de dor pela ausência do amigo.
Seu coração ardeu até que cozinhou;
Então ele voltou e aproximou-se da casa de seu amigo.
Bateu à porta com temor e agitação,
De medo que alguma palavra descuidada lhe saísse dos lábios.
Seu amigo gritou: "Quem está à minha porta?"
Ele respondeu: "És tu que estás à porta, ó Amado!"
O amigo disse: "Já que sou eu, que eu entre;
Não há lugar para dois 'eus’ em uma só casa".

Um comentário:

Gerusa disse...

Não há lugar para mais que Um.
É assim que me senti quando te visitei.
Não há nada aqui que também não esteja em mim.
grande beijo e abraço apertado