quinta-feira, 14 de junho de 2012

O ensinamento sobre o grão de mostarda - (Otavio Leal)



"Os discípulos perguntaram a Jesus:
‘Dize-nos a que se assemelha o Reino dos Céus?’
Ele respondeu:
‘Ele é semelhante a um grão de mostarda,
a menor de todas as sementes;
quando cai em terreno lavrado,
torna-se um grande arbusto que serve de abrigo às aves do Céu’.”


O ensinamento sobre o grão de mostarda é um dos mais poderosos e transformadores escrito por um Mestre. A interpretação de Osho sobre esse texto no livro A semente de mostarda é apaixonante.

Essa semente de mostarda que Jesus cita é uma das menores sementes do planeta. Por que o Cristo fala sobre ela? Ele aponta para o quase invisível a olho nu, para o que não pode ser visto ou para a sua Pura Consciência que não tem forma física (ou tem?). Mas essa diminuta semente se torna uma das maiores árvores, o maior dos arbustos, uma escada para o transpessoal.

Mestre Gurdjieff sempre ensinava que somos uma semente que pode ou não vir a ser uma grande árvore (“abrigo para todos os pássaros do céu”), assim o homem ainda não é um homem total. É uma escolha, um vir a ser. A semente pode ou não se tornar uma árvore.

Jung descreve como individuação quando você se realiza em sua Totalidade. A priori todos têm esse potencial, você agora pode reconhecer o Ser, mas poucos o realizam, o reconhecem. Jesus aponta para o ínfimo, o menor, o desconhecido aos olhos, mas dentro da semente está todo o DNA para seu crescimento, ali está toda a árvore. O que é preciso? A terra fértil, a água, o cuidar, estar presente e reconhecer a semente de vida (sperma theo) em cada minúsculo grão.

Também reflita sobre o fato de a semente necessitar morrer para tornar-se árvore. É preciso coragem. Você a tem? O morrer em vida, o desapego."



Fonte: http://www.humaniversidade.com.br/boletins/jusus_mostarda.html

Nenhum comentário: