quarta-feira, 28 de março de 2012

Como nossas emoções filtram e distorcem a realidade - (Andre Lima)


"A nossa forma de ver e interpretar os fatos é influenciada pelas emoções negativas que guardamos. Elas agem como um filtro que distorce a realidade e nos leva a agir de uma forma que gera mais sofrimento para nós mesmo e para outras pessoas.

É muito fácil observar isso quando estamos com muita raiva de alguém. Nossos pensamentos e ações são dominadas pela emoção e o nosso diálogo mental se torna intenso e agressivo. Essa negatividade poderá se manifestar em forma de ações ou agressões verbais, mesmo quando sabemos que essas não são as melhores formas de lidar com a situação. Mas a força da emoção toma conta dos nossos pensamentos e em muitos casos simplesmente nos deixamos levar por esse impulso. É como se fosse uma entidade que toma conta de nós temporariamente.

Algumas pessoas que são mais conscientes desse processo preferem não dizer nada no momento da raiva pois sabem que suas palavras e ações serão desproporcionais, inconsequentes, e irão causar mais problemas. Sendo assim, elas preferem esperar e deixar que a emoção diminua de intensidade para só depois tomar alguma providência prática. De alguma forma elas sabem que uma ação contaminada pela raiva irá trazer ainda mais sofrimento e conseguem ficar conscientes disso mesmo durante o "ataque" da emoção.

Tem gente que, para saber como agir, prefere pedir conselho a alguém que esteja imparcial. O amigo que está de fora do problema tem normalmente uma visão muito melhor da real situação pois ele não está contaminado pelas emoções envolvidas. Ele está na posição neutra do observador. Assim, ele consegue enxergar uma solução melhor e apontar também seus erros e qual sua contribuição para aquele problema. Isso, logicamente, quando é um amigo que tem um nível mais alto de consciência. Se for uma pessoa cheia de negatividade, assim que você contar sua situação para ele, emoções e sentimentos negativos surgirão e ele vai acabar dando conselhos que vão piorar a situação. Se porventura viermos a nos aconselhar com alguém, que seja apenas com pessoas sábias e sensatas.

A energia da emoção negativa, seja ela qual for, age como um ser que deseja se alimentar e fortalecer e nos usa para essa finalidade. Por isso, no momento em que essa negatividade se manifesta em nós, ela rapidamente toma conta dos nossos pensamentos gerando argumentos e diálogos bastante convincentes que servem apenas para nutrir aquele estado emocional e gerar mais sofrimento. Não é mais você que está pensando e, sim, a raiva ou mágoa, tristeza, medo ou qualquer outro sentimento (ou combinação de sentimentos) que está pensando por você.

Perdemos parte da lucidez e nos deixamos levar. Em alguns casos, isso é tão intenso que as pessoas chegam a cometer crimes. Algumas pessoas recobram o estado normal após o domínio da negatividade e reconhecem os erros que cometeram. Já outros, continuam sob o efeito da emoção e justificam suas ações. Para a maioria das pessoas ocorre um mistura entre uma parte dentro dela que está lúcida -tendo consciência do que fez- e outra parte que ainda está dominada pela emoção que argumenta e justifica seus atos.

Quando esse processo ocorre é que como se estivéssemos em um estado de transe. Estamos hipnotizados pelos pensamentos que surgem, acreditamos e damos razão pra eles e assim alimentamos a negatividade que está dentro de nós.

Todo essa negatividade é composta apenas por pensamentos e sentimentos, é só uma energia. É como se fosse um pesadelo que temos enquanto estamos acordados. Um pesadelo nada mais é do que um monte de pensamentos carregados com emoções negativas que são produzidos pela nossa mente enquanto estamos dormindo. Durante o sono, tudo aquilo parece muito real, não temos consciência da nossa verdadeira realidade. Ao acordarmos, sentimos alívio e nos damos conta que foi apenas um sonho ruim.

Quando estamos tomados pela negatividade durante o dia, é como se um pesadelo tivesse se instalado na nossa mente, em pleno estado de vigília. É preciso então acordar, ou seja, enxergar que aquilo tudo é monte de energia mental e emocional que deseja crescer.

É importante tomar conhecimento desses mecanismos que o ego utiliza para se fortalecer e perpetuar a negatividade que existe dentro nós. Assim, podemos observar e não cair na armadilha, ou pelo menos vamos diminuir a chance que isso ocorra. É preciso que estejamos lúcidos, nem que seja apenas uma parte dentro de nós, para não embarcarmos cem por cento nos pensamentos e sentimentos que estão sendo gerados naquele momento. A parte lúcida estará presente observando toda a turbulência que ocorre. Ela será nossa âncora para não perdermos a sanidade.

Contaminados pelos sentimentos negativos e, sem nos darmos conta disso, reagimos de uma forma desproporcional ao fato, tomamos atitudes que causam mais problemas, não enxergamos a nossa responsabilidade em termos contribuido para aquela situação, distorcemos os fatos, exageramos... Criamos um mundo de sofrimento. Isso ocorre por que a emoção está turvando a nossa percepção e agindo em nosso lugar.

As pessoas que atendo no trabalho profissional que faço com a *EFT, chegam contaminadas pela negatividade que carregam e, sendo assim, não conseguem enxergar a melhor forma de agir e sentir diante dos seus problemas. O meu papel como terapeuta é trazer à tona as emoções negativas daquela pessoa e de forma paciente e persistente dissolver tudo utilizando a EFT. Desse modo, a pessoa vai recobrando a lucidez. Ela passa a enxergar a situação de uma forma mais sensata e objeta. Os exageros e distorções desaparecem. Seus pensamentos não estão mais sob a influência das emoções negativas, e assim o cliente consegue se sentir em paz, mesmo diante de uma situação difícil. Surge naturalmente a melhor forma de agir para aquele caso. As ações que brotam do estado de lucidez não alimentam mais a negatividade.

Ao dissolvermos as emoções negativas, passamos a enxergar a situação de fora, do ponto de vista do observador. É como se você começasse a ver a situação da mesma forma que uma pessoa sábia que está de fora, sem qualquer contaminação de negatividade. Frequentemente, as pessoas relatam que ao passar pelo processo da EFT, os problemas vão ficando mais distantes. Aqueles pensamentos que eram tão intensos e pareciam tão vivos vão ficando mais longínquos. Uma sensação de paz e lucidez e a confiança de saber como lidar com a situação vem a tona."



* André Lima - EFT Practitioner
EFT - Emotional Freedom Techniques - É a auto-acupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se auto-aplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar: http://www.eftbr.com.br/manual-gratuito.asp
Fonte: http://www.stum.com.br/clube/c.asp?id=29843

Nenhum comentário: