terça-feira, 17 de agosto de 2010

Iluminação - (Elisabeth Cavalcante; baseado em texto do Osho)

Por mais difícil que seja para nós acreditarmos nisto, o estado de paz, harmonia e felicidade que tanto buscamos, já se encontra dentro de nós.

Então, por que nos sentimos muitas vezes tão fracos, inseguros e infelizes? Certamente porque, em nossa trajetória de vida, nunca nos ensinaram a olhar para dentro.

Sempre fomos orientados para buscar as saídas no mundo exterior, e que era através da razão e do conhecimento que nos tornaríamos sábios.

Agora, precisamos desfazer este condicionamento, e isto não é fácil.
Aprender que o silêncio e o relaxamento nos levam ao encontro do divino, exige uma entrega e uma confiança absolutas, pois estamos sempre à espera de provas concretas, materiais, para poder embarcar em alguma nova direção.
Mas, precisamos aceitar que estas provas não virão de nenhum lugar, elas só poderão surgir a partir de nossa própria experiência. Somente se estivermos dispostos a insistir, perseverar e manter-nos alertas e conscientes, é que poderemos adentrar nesta dimensão ainda oculta de nós.
Quanto mais insistirmos em obter roteiros, mapas seguros e fórmulas infalíveis, menos chances teremos de obter o que tanto almejamos. No inicio, algum truque como a meditação pode ser necessário, mas apenas para que possamos treinar nossa capacidade de permanecer em estado de total atenção.
A partir do momento em que observar nosso próprio mundo interior se torne algo natural, e a consciência acerca dos pensamentos e dos sentimentos que nos dominam se estabeleça, mais familiarizados nos sentiremos com este desconhecido que habita em nós.

Então, começaremos a vivenciar um estado de ser em que a ausência de desejos e de condições para a felicidade, se torne a única realidade de nossa vida.






"Eu finalmente compreendi que eu nunca vou ser iluminado... O que fazer?
Pratima,
Esta é uma grande realização. Ninguém se tornará iluminado, porque a iluminação não é algo que acontece. Já aconteceu, você é iluminado. Você apenas tem que olhar para dentro de si e encontrá-la, já é o caso.
Este é todo o meu tema, que eu estou pregando para vocês, dia após dia, ano após ano. Iluminação não é algo como uma conquista que acontecerá algum dia. Já aconteceu, você está iluminado, não há ninguém que não seja iluminado.
Mas o homem tem a capacidade de lembrar ou esquecer, e vocês têm esquecido. Vocês decidiram esquecer a respeito, vocês estão mantendo-a atrás de suas costas. Ela está aqui, vocês a tem mantido atrás de suas costas por milhões de vidas - mas ela está aqui, e permanecerá aqui. E em algum momento vocês decidirão mudar,- um giro de 180 graus -, você serão surpreendidos: ela sempre tem estado aqui esperando, esperando você virem para casa.
Pratima, você não se tornará iluminado porque você já está iluminado. Eu estou aqui não para fazer você iluminado, mas apenas para relembrá-lo. Apenas para relembrar você, que a função de um Mestre é sacudir você para dentro da vigília.
Deus é seu tesouro. Tudo que você precisa, tudo o que você pode precisar, já está dado. Já é provido a você. Mas vocês não têm buscado dentro de vocês, vocês não tem aberto os tesouros dentro de vocês. E vocês seguem olhando tudo sobre a Terra. Vocês podem seguir olhando e vocês não encontrarão, porque não há algo para ser encontrado. Veja a distinção, a diferença é vasta. É a diferença que faz uma grande diferença.
É como se você tivesse dinheiro em seu bolso, mas tivesse esquecido. E então, um dia, repentinamente, você lembra e ele está lá. Um dia, repentinamente, buscando por algo mais, você a encontrará.
Iluminação não é algo no futuro, é seu presente. Torne-se consciente disto agora.
É isto".

OSHO - Unio Mystica - Something to be remembered.
 
 
 
Fonte: http://www.shanta.com.br/website/exibe_txt.asp?conteudo_txt=743&titulo=sobreoyoga

Nenhum comentário: