quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Palavras de Sabedoria - (Ramana Maharshi)


Ramana Maharshi foi considerado por muitos um dos maiores sábios do nosso tempo. Viveu na Índia, de 1879 a 1950, e nele se notava total ausência de distinção entre homens e mulheres, entre castas, credos, raças e religiões, entre um príncipe e um lavrador, e entre um asceta e um pai de família. Seu sentido de igualdade ia além dos seres humanos e abrangia animais e plantas. Ele acreditava que cada criatura, desde o homem até o menor dos insetos, é manifestação do Ser Supremo, do Único Imperecível.

Ramana Maharshi nada queria de ninguém. Estava inteiramente satisfeito com a plenitude do Ser Supremo. De seu espírito emanava silenciosa onda magnética capaz de estimular grandes transformações e importantes descobertas interiores nos demais. Permanecia em silêncio a maior parte do tempo. Mas, às vezes, ao responder às perguntas dos visitantes, deixava entrever, também em palavras, sua sabedoria:

Que significa renúncia?
Ramana Maharshi - Deixar o ego.


Qual a melhor postura do corpo para o exercício espiritual?
Ramana Maharshi - Qualquer uma. Contudo, a postura para o Caminho é imaterial. Postura realmente significa firmeza, estabilidade, imperturbabilidade, posição característica do Ser. Essa é a postura. Encontre o Ser, permaneça n'Ele, e não dê importância a posturas.


Não consigo chegar bastante fundo dentro de mim.
Ramana Maharshi - É errado dizer isso. Onde você está agora, senão no Ser? Aonde você quer ir? Tudo o que de fato é necessário é crer firmemente que você é o Ser.


Como o Senhor pode dizer estar o coração do lado direito, enquanto os anatomistas afirmam estar ele do lado esquerdo do peito?
Ramana Maharshi - Que o coração físico esteja do lado esquerdo, é indiscutível. Porém, o coração de que falo fica do lado direito. É a minha experiência. O cosmos inteiros está ligado a um pontinho no coração.


Como pode o Todo Imanente, Deus, residir no coração?
Ramana Maharshi - O coração não é um lugar. Olhe para dentro. O coração não é físico. É o ponto central de onde surgem todas as coisas.
No coração podemos encontrar nosso laço indestrutível com o universo cósmico. E, uma vez que sentimos nele esse universo como presença viva, nossa consciência se eleva muito acima do egoísmo. Advém-nos uma satisfação interna que é completa em si mesma e que nada tem a ver com as circunstâncias externas da vida.
Quanto mais interiorizamos a atenção, mais nos deixamos atrair e guiar por essa imensa e misteriosa presença espiritual que reside no coração.


Fonte: www.yoga.pro.br

2 comentários:

Josef K. disse...

Eu gostaria de conhecer mais a respeito de Sri Ramana Maharshi. Eu li sobre ele num livro sobre concentração. Sou vegetariano há mais de seis anos e, parece um imã, fui atraído pela necessidade de aprender sobre espiritualidade, meditação, paz de espírito...

Dan disse...

É com gde alegria que vemos mais e mais pessoas conhecendo e querendo conhecer sobre a vida e os ensinamentos de nosso amado Guru Ramana. Nossa Instituição, fundada em 1972, tem como missão precípua divulgar os seus ensinamentos no Brasil. Fomos recentemente reconhecidos pelo ashram da Índia como o centro de divulgação na América do Sul. Grato a todos que, como nós, buscam entender a nossa verdadeira natureza.

Namastẽ!

Daniel Soares Filho
Vice Presidente de A Luz no Caminho - Associação Espiritualista

www.aluznocaminho.org.br