terça-feira, 22 de março de 2011

Adquirir responsabilidade o tornará livre - (Osho)


Pergunta - Ontem, quando vinha de meu escritório para a sua palestra, estava me sentindo muito deprimido, cansado e tenso; mas, após a palestra, me senti muito relaxado, energizado e renovado. Na, manhã seguinte, estou deprimido e tenso outra vez. Isso se deve à minha mente ou à atmosfera ao redor?


Osho - É devido à sua mente. A atmosfera ao redor é sempre fortalecedora. Se sua mente estiver em silêncio, a mesma atmosfera fortalecerá seu silêncio; se sua mente estiver tensa, a mesma atmosfera fortalecerá suas tensões. A atmosfera ao redor não conta; o que conta é sua mente. De outro modo, seria impossível alguém se tornar iluminado, porque todos estão cercados pelo mesmo tipo de atmosfera.

Eu me lembro de uma pequena história, uma história antiga de um rei sábio que costumava passear na capital no meio da noite com um disfarce para ver se as coisas estavam correndo da maneira como deveriam. Ele sempre ficava perplexo com um homem nu que costumava ficar embaixo de uma árvore, mesmo no meio da noite. Ele saiu várias noites, e o homem estava sempre lá, alerta. O rei ficou intrigado: o que ele estava fazendo? Um dia foi até lá e perguntou: "Qual é o seu problema? Por que você fica aqui, nu, nesta noite fria?"

O homem disse: "Tenho um certo tesouro que necessita de constante vigilância. Não posso ficar inconsciente nem mesmo por um único momento; é muito arriscado".

O rei perguntou: "Onde está o seu tesouro?"

O homem riu e disse: "Você não vai entender. Meu tesouro está dentro de mim. E, quanto mais consciente estou, de dia ou de noite, mais profundamente vou alcançando a mim mesmo".

Foi a primeira vez que o rei viu o homem tão de perto — um belo homem com olhos magnéticos, com uma aura invisível. O rei ficou comovido. Ele disse: "Sempre pensei em encontrar um mestre, mas nunca encontrei um. Não posso deixá-lo. Eu o convido a vir comigo ao meu palácio. Você terá tudo de que necessita. Por que permanecer aí parado? Isso não fica bem para o mestre do rei. A partir deste momento, você é o mestre do rei".

"É claro!", disse o homem e, a seguir, montou no cavalo do rei e pediu a ele que caminhasse a seu lado: "Vamos ao palácio".

O rei disse: "Este homem é estranho!" Nu, ele montava o cavalo enquanto o rei tinha de caminhar pela primeira vez em sua vida... "O que vão dizer os guardas do palácio quando nos virem?"

Mas o homem disse: "Não fique preocupado com os guardas, com sua esposa ou seus filhos; ninguém poderá interferir. Vou me apresentar; eu sou seu mestre".

O rei começou a ter dúvidas: "Este homem, que eu pensei que tinha renunciado ao mundo, em pé, nu r3or tantos dias... e ele disse sim tão desejosamente. Não apenas disse sim como imediatamente pulou no meu cavalo!"

No palácio deram-lhe o melhor quarto, as melhores comodidades, melhores que as do rei. Ele fazia questão: "Sou o mestre do rei, e será um insulto ao rei que o mestre tenha menos que ele". O rei lhe deu tudo o que era necessário e o jovem viveu em imenso luxo.

O rei pensou: "Fui enganado. Esse homem não é um verdadeiro santo, ele é um enganador. Ele estava lá de pé, nu, apenas para me enganar, e me enganou. Mas e agora, como me livrar dele?" Seis meses se passaram. Mas o rei era um homem culto; não podia dizer: "Você me enganou". Um dia, enquanto andava pelo gramado do palácio, o rei comentou: "É estranho, mas às vezes tenho uma dúvida. Você estava lá, nu, debaixo da árvore... Você renunciou a tudo do mundo e agora está vivendo no luxo. A pergunta que surge em minha mente é esta: agora, qual é a diferença entre mim e você?"

O homem disse: "A diferença? Você terá de vir comigo. No momento exato, no local exato, eu lhe darei a resposta".

Ambos foram, cada um em seu cavalo. Quando chegaram aos limites do reino, o rei disse: "Este é o limite. Agora você está entrando no reino de outro rei, e isso não é correto. Qual é a sua resposta?"

Ele disse: "Minha resposta é esta: este cavalo é seu, estas roupas são suas. Leve-as para casa, eu estou indo. Esta é a diferença: você tem um reino, eu não tenho um reino. Onde quer que eu viva, lá será meu reino".

O rei estava chocado, mas pensou que havia julgado mal o homem. Ele caiu a seus pés e disse: "Perdoe-me, eu o julguei mal".

O homem disse: "Simplesmente monte em seu cavalo e volte para o palácio, porque eu sou um homem muito simples.. . Posso colocar a roupa, o cavalo estará esperando e posso voltar — e a dúvida voltará à sua mente. Não quero criar nenhuma dúvida. Simplesmente pegue ambos os cavalos e essas roupas. Nu eu estava, nu eu estou — e existem tantas árvores, posso ficar em qualquer lugar".

O rei tentou convencê-lo, mas o homem disse: "Eu posso ir, não há problema; mas conheço a sua mente, e não é... Você está mentindo. Não é que a dúvida tenha surgido apenas agora, ela surgiu no exato momento em que montei em seu cavalo naquela noite, seis meses atrás. Para mim não faz nenhuma diferença: fui tão silencioso e pacífico, tão centrado, tão equilibrado embaixo da árvore como em seu palácio. A atmosfera, o meio ambiente à minha volta não fazem nenhuma diferença, absolutamente. Onde quer que eu esteja, lá é meu reino".

Não é a atmosfera. É dessa maneira que vamos jogando nossa responsabilidade nos outros; e isso não está correto, não é correto para um buscador. Um buscador deve ter claro que "toda responsabilidade é minha".

Você ficará surpreso em saber: no momento em que toma todas as responsabilidades sobre seus ombros, você é o homem mais livre do mundo, porque agora, onde quer que esteja, isso não faz a mínima diferença — sua liberdade está intacta, sua paz está intacta, sua integridade está intacta."



Texto extraído do livro: Dinheiro, Trabalho e Espiritualidade - OSHO

Nenhum comentário: