quarta-feira, 31 de março de 2010
PURSAH - Sua Realidade Imortal
"Uma das coisas mais importantes não é tornar o universo do tempo e do espaço real. Você é inocente porque ele não é real. Não espiritualize o universo. Não espiritualize a matéria ou a energia. A energia parece matéria para você algumas vezes apenas por causa da maneira com que você percebe a ela e a si mesmo. Você percebe a si mesmo como estando em um corpo, então, o corpo lhe diz o que sentir. Mas você deveria ser aquele que diz ao corpo o que sentir. Você não está no corpo; o corpo está na sua mente."
Compreenda que não é você que se move ... - (Nisargadatta Maharaj)
Energização - (Luz de Gaia)
"Vem espírito do bem, me envolve, lança seus raios de bondade em minha direção,
Cubra-me com tua proteção.
Reabastece minhas energias, fazendo-me compreensão, elevando sempre meu coração ao ápice da bondade.
Que eu sempre saiba perdoar, esquecendo mágoas, lavando a alma, sendo somente o amor que se dá.
Vem espírito superior, carrega-me em teus braços, dai-me a força que preciso para continuar o que aqui vim fazer, e nunca me esquecer dos teus ensinamentos, perdida no mar da minha infantilidade como humana, aprendiz de um tempo.
Oh... espírito benfazejo, sopra em minha direção.
Que minha criança interior, nunca se acovarde, nem adormeça em meu coração.
Pois dela preciso para espalhar a alegria, o otimismo de uma encarnação.
Apaga de minha mente as decepções de coisas que não conhecia, o mal que não sabia que tão forte existia, o ódio, a vingança, pois sempre sentia o amor, não acreditando no êxito da ruindade, pois todos ao serem filho de um Deus levam o amor no coração, e não deveriam se perder na escuridão.
Que eu possa direcionar teu amor para esses corações em forma de elos preciosos me dado por ti.
Vem, espírito da brandura, me circula, me faz cura, lava meu interior, e que nele nasça a flor da tua humildade,
para que eu possa espalhar a suavidade, o conforto de uma palavra amiga, a honestidade de um existir, até quando eu deva partir, para me embaralhar de volta nos teus cabelos,
sendo uma partícula de tua elevação.
Que se faça a cura,
energizando meu ser.
Kaena"
Fonte: http://www.luzdegaia.org/
Aqui Está um Abraço Pleno de Amor - (mensagem do Arcanjo Miguel canalizada por Meredith Murphy)
Uma mensagem do Arcanjo Miguel canalizada por Meredith Murphy
Sábado, 20 de fevereiro de 2010
Meus amados, eu falo a vocês hoje de dentro do conforto de nosso abraço pleno de amor. Estão desejando receber-me? Chamem por mim para comunicar-me com vocês de forma que possam receber minha transmissão, sabendo que estão envolvidos num abraço pleno de amor/luz, dourado, caloroso, um local para descansar. Um sentimento de alívio preenche suas mentes e seus corpos. Seus corações estão brandos e abertos e nós estamos juntos.
Agora, deixem-me compartilhar. Sabendo que vocês não estão sozinhos enquanto experienciam todos esses momentos surpreendentes e muitas vezes sintomas corporais perturbadores representam um desafio, de fato. Haverá momentos no processo quando aqueles a sua volta não compreenderão o que vocês estão passando. Sua habilidade em manter uma “persona” local, da terceira dimensão, que expressa todas as suas capacidades e seus fortes talentos, que mantém seus envolvimentos ativos em todos os seus relacionamentos, que foca nos outros e cuida deles – tudo isso algumas vezes será totalmente desafiador. Não deixem que isso os preocupe. Não, não tenham medo. Ao invés, mudem seu foco para outro lugar.
Este despertar que todos vocês irão experienciar de uma forma ou de outra – seja aqui no seu corpo físico neste planeta em ascensão, em mudança, ou em outra forma de experiência que escolherem em outro momento – este despertar algumas vezes irá exigir de vocês remover seu foco quase completamente do mundo físico onde vocês muitas vezes estão tão originalmente focados para, ao invés, focar no interior. Estas novas sensações que vocês estão agora prestando mais atenção estiveram e estão sempre com vocês.Vocês simplesmente tornaram-se hábeis em saber o que buscam. Seu foco atrai e cria. Então, agora é o momento de familiarizarem-se mais completamente com o conhecimento multidimensional e expansivo ao qual vocês têm total acesso e o qual não foi originalmente seu foco dominante durante a maior parte dessas experiências humanas nas quais se encontram agora. Querido leitor: acorde! Você não é forma física em sua maior parte! Sim, eu sei que você sabe disso. Em teoria. É o momento para vocês flexionarem seus músculos multidimensionais e conhecerem a natureza verdadeira de seu ser. Seu ser que transcende o tempo e o espaço, seu ser que é eterno e divino. Seu ser que não está em lugar algum nesta Terra, neste exato momento, e que, no entanto, está em toda parte neste exato momento. Isto é conhecimento interior, este ponto focal da perspectiva da alma – seu verdadeiro “eu”, isto é constante nesta experiência, este é o centro pacífico no meio da tempestade da experiência e ISTO é o que vocês podem agarrar e permanecer conectados ou, mais precisamente, orientados, enquanto tudo ao redor de vocês possa mudar, muito será liberado e solto – permaneçam verdadeiros a esta orientação interna e vocês saberão seu caminho a seguir.
Vocês descobrirão que muitas coisas nas suas experiências irão desaparecer. Elas não vão mais se ajustar a vocês em suas novas experiências emergentes. A vida é uma dança e os relacionamentos de todos os tipos existem numa dinâmica de movimento de propósitos sobrepostos. Vocês se alinham com o propósito de outro, seus sentimentos se conectam ou vocês têm uma “química” juntos. Quando vocês completarem seus objetivos ou o compasso interno de um de vocês mudar para um foco diferente, o relacionamento termina. Suas vibrações não estão mais em sincronia com o outro. O relacionamento termina. Suas vibrações se sincronizam novamente, o relacionamento recomeça. Vocês devem adotar uma prática de ver a vida de um modo mais preciso. A vida está em fluxo. A vida está em criação momento a momento. Não é sólida ou estática e vocês estão fazendo compromissos verbais ou escolhas que “fingem” ser, não façam assim, eles apenas criam angústias em suas experiências se vocês não compreendem tudo isso e, ao invés, façam compromissos para suas próprias jornadas, compartilhando-os alegremente com todas e quaisquer experiências que estejam alinhadas.
Deixem-me explicar.
Vocês vivem, significando que vocês experienciam vocês mesmos, ou podem experienciar vocês mesmos em múltiplos níveis de vibração. Vocês podem conhecer as complicadas atividades das células dentro de seus corpos. Vocês podem perceber e criar do ponto focal de seu corpo humano único que está lendo esta mensagem. Vocês são unos e podem sentir a energia e as dinâmicas dentro de seu planeta. Vocês têm aspectos não físicos para com vocês mesmos e estes aspectos estão simultaneamente fluindo para frente e para trás em sua experiência.
Assim, por exemplo, hoje você tem um momento ótimo, alguma mudança na qual você VÊ que está de fato poderoso além da medida, ou capaz de se conectar com energia não física, ou capaz de receber mensagens de mim, ou de algum outro ser não físico (por exemplo). NESTE MOMENTO sua existência inteira é transformada.
Devemos repetir?
NESTE MOMENTO sua existência inteira é transformada.
NESTE MOMENTO!!! Pode parecer a mesma coisa, pode dar a sensação de ser a mesma coisa. Você pode estar vivendo na mesma casa e bebendo da mesma xícara de chá, mas NADA é o mesmo e, além disso, todos os outros aspectos de você são elevados e a perspectiva é mudada para cada constelação do foco de sua energia como um resultado deste momento ótimo que você experienciou. Então, parecem aquelas ondas de torcida nos estádios de futebol – quando um setor se levanta, depois outro e depois outro – você experiencia e é parte de uma onda gigante em movimento. Bem, considere que você, em sua própria existência, acabou de criar algo com características bem parecidas como um resultado deste lindo portal: o momento ótimo! Cada ”versão” de você em experiência é afetada por este momento ótimo e as mudanças em cada uma dessas perspectivas também fluem de volta para você em sua atual experiência humana “eu sou o que está lendo esta mensagem”. Faz sentido? Existe uma constante co-criação e informação, elevações energéticas e mudanças como resultado de todas as “versões” de seu ser conectadas e em comunhão/comunicação instantânea umas com a outras.
Assim, agora eu lembrei-lhe que você move mundos NUM INSTANTE com o seu foco.
{Sorriam. Fantástico, não é? Vamos tomar um momento para reflexão!}
Vamos retornar às difíceis experiências físicas que estão acontecendo na sua forma baseada na atual Terra com a qual você está interagindo comigo e recebendo esta transmissão.
Permitam-se escolher uma perspectiva elevada com relação não somente com momentos ótimos, mas com relação a todos os aspectos que vocês consideram. Sim, esta é uma ordem alta, assim por dizer. Mas também é o que vocês são capazes e o fluxo e estiramento de suas energias nestes dias vão expandi-los alegremente! Vão expandir toda a nossa experiência alegremente! Vão elevar vocês além das limitações da terceira dimensão de seus corpos e, gradualmente, a forma na qual vocês residem neste aspecto focado será transformada e será capaz de transmitir luz aos outros, assim como incorporará muito mais energia do que atualmente vocês são capazes de deixar correr através de vocês e para a criação. O propósito de expandir suas capacidades de energia é, como vocês sabem, o de elevar suas formas físicas de forma que possam participar na criação de seus próprios desejos dentro da estrutura emergente da nova Terra. Este lindo planeta está se soltando e se transformando como um réptil mudando a pele. Acelerando completamente os passos de sua forma anterior com “pele” nova e macia cobrindo sua....e diferente de um réptil, ela é totalmente transformada, não apenas na superfície.
Eu sei que é difícil considerar que, embora a Terra pareça a mesma para muitos, ela está de fato tornando-se algo completamente novo. Lembrem-se que certos princípios estão em jogo aqui: muito da forma é criada energeticamente antes de ser visível em forma; e que vocês são capazes de ver e conscientemente participar somente naquela dimensão na qual vocês têm correspondência vibracional. Assim, da mesma maneira que você pode ter dito mais cedo na vida: “ele é tão distante, ele vive em outro planeta”, você pode começar a perceber que estas palavras podem ser mais verdadeiras do que percebeu no passado. A experiência é holográfica e cada um de vocês escolhe sua experiência e a cria.
Todas as formas físicas são mais do que a forma que você vê. Existem inúmeras versões de formas criadas holograficamente por cada ponto de vista dentro da realidade. Cada ponto de vista, cada perspectiva cria o que experiencia e vê. Você em forma humana faz muito isso com o espantoso mecanismo de seus olhos e tato, com seus ouvidos e com o olfato. Sua língua e seu foco criam juntos sua experiência de um fluxo líquido para sua boca, que provoca olfação, ou a cor alaranjada, ou o sabor de bergamota... Earl Grey. Existem inúmeras interfaces e microcosmos que vocês estão criando a cada instante de sua experiência que não são sólidos! Eles estão sendo criados numa colaboração entre seu corpo e sua consciência.
Pequenos, eu sei que isso é coisa inebriante para contemplar, então vamos simplificar isso dizendo: nada é o que parece.
Eu quis confortar e, ao invés, continuei indo e indo sobre as gloriosas capacidades criativas e os poderes pavorosos de suas experiências que vocês usam diariamente, minuto a minuto, instante a instante, que vocês largamente ignoram.
Isto é confortante? Eu sugeri aquilo a vocês para suas almas que estão vivas e bem no âmago de suas experiências, aquele SIM naturalmente! Estas são lembranças confortadoras e material de apoio de quão divertido pode ser. Ainda sinto a excitação de vocês e seus corações densos e pesados algumas vezes ao enfrentarem estas difíceis experiências em forma.
Quando estas são suas experiências, nestes momentos vocês devem permitir-se receber amor e luz em qualquer forma na qual vocês sentem que chegam até vocês. Se for a energia ilimitada de um cachorro, o calor do sol ou um banho quente com aroma de lavanda, o abraço de um amigo, a gentileza de um desconhecido no café de seu bairro – absorvam tudo! Entretanto, a luz e o amor do universo podem fluir para dentro e através de vocês, deixem-nos vir para vocês. Deixem-se também ser um canal para este amor e luz. Compartilhem gentileza e calor sempre que puderem, pois isso os elevará. Não saiam procurando maneiras de compartilhar isso, simplesmente deixem as coisas virem a vocês, as quais apelam para sua humanidade e seus corações para simplesmente ser amor em ação. Todas essas experiências os manterão próximos de mim e estreitamente alinhados com suas almas, que sabem, de fato, exatamente o que é necessário para vocês para adquirirem total alinhamento com o seu Eu maior, para chegarem plenos de luz e desimpedidos ao mesmo tempo na fronteira de suas próprias existências emergentes nestes corpos. Abençoem suas vidas. Abençoem aqueles a sua volta. Abençoem as energias lindas e corajosas de tudo que está dando este enorme salto para o interior de energias desconhecidas da nova dimensão da Terra. Especialmente com todos os seres inconscientes andando em volta de alguns de vocês, esta é uma corajosa mudança na experiência.
Saibam que vocês NÃO estão sozinhos, que vocês podem chamar por mim e por qualquer um dos Arcanjos, por qualquer ser de luz não físico para apoiá-los e confortá-los. Estamos aqui com vocês e compreendemos as dificuldades que existem na própria forma renascendo enquanto suas consciências, corpos divinos, permanecem presentes e seus corações batem, suas vidas continuam, o malabarismo de todos esses aspectos de suas experiências enquanto são submetidos a esta enorme mudança é realmente de tirar o fôlego de vocês, e grande admiração nos inspira a todos nós que testemunhamos sua força extraordinária em seguir os anseios internos e prestar atenção neste processo invisível acontecendo em suas experiências.
Vocês podem sentir às vezes que se perderam no caminho. Certamente outros que não compreendem podem dizer isso a vocês. Permaneçam firmes no seu foco e saibam em seu coração de todos os corações que vocês estão acordando para a vida, exatamente como escolheram, exatamente como planejaram, exatamente como estão sendo guiados e levados por suas almas, suas essências, seu eternamente válido e único foco. Saibam que nada em suas experiências é demais para vocês. São suas experiências. São criadas por e para vocês. Vocês têm todos os recursos que necessitam para administrar a vida dentro de suas próprias paisagens. Não tenham medo Mestres do universo emergente. Não tenham medo.
Eu Sou o Arcanjo Miguel. Um guerreiro e companheiro dessas suas jornadas. Chamem por mim para que eu possa estar com vocês e vocês possam sentir meu companheirismo todo o tempo e saber que são amados.
------------------------------------------
Tradução de: Grace Rose
© 2009-2010, Meredith Murphy, Expect Wonderful / Moderrn Paradise Publications http://www.expectwonderful.com - Você é livre para compartilhar, copiar, distribuir e exibir a obra sob as seguintes condições: Você deve dar crédito ao autor, não poderá utilizar este trabalho para fins comerciais, e você não pode alterar, transformar ou basear - se neste trabalho. Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro para outros os termos da licença deste trabalho. Qualquer uma destas condições pode ser derrogada mediante obtenção da permissão do proprietário dos direitos autorais. Para qualquer outra finalidade de utilização deve ser concedida autorização pelo autor.
Pedro Coelho
http://www.luzdegaia.org/
terça-feira, 23 de março de 2010
Um banho da graça - (Mooji)
"Amados
Não se apressem dentro de si mesmos
Não sejam pegos na pressa da mente
Silêncio já está aqui
No fundo do seu coração, esperando por você
Abrace a si mesmo
Você é a consciência dentro da qual
Esse mundo de nomes e formas
Aparece, se desenrola e desaparece
Mas é você próprio o eterno
Nunca pode desaparecer
Nem mesmo aparecer
Porque Isso é infinito
É atemporal
Saiba: você é Isso!
...
Esta é a grande oportunidade de ter a forma humana
Porque nesta forma, você pode vir a conhecer
o Sem-Forma
Vá além das tristezas desse mundo
Você é a própria liberdade
Sua natureza é eterna
Saiba isso e seja feliz"
Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=17432824
Não se apressem dentro de si mesmos
Não sejam pegos na pressa da mente
Silêncio já está aqui
No fundo do seu coração, esperando por você
Abrace a si mesmo
Você é a consciência dentro da qual
Esse mundo de nomes e formas
Aparece, se desenrola e desaparece
Mas é você próprio o eterno
Nunca pode desaparecer
Nem mesmo aparecer
Porque Isso é infinito
É atemporal
Saiba: você é Isso!
...
Esta é a grande oportunidade de ter a forma humana
Porque nesta forma, você pode vir a conhecer
o Sem-Forma
Vá além das tristezas desse mundo
Você é a própria liberdade
Sua natureza é eterna
Saiba isso e seja feliz"
Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=17432824
Mão do Destino - (Jorge Vercilo)
"Vive em algum lugar
A pessoa mais linda
Que o mundo já revelou pra mim,
Ah, se vive, sei que vive...
Livre por aí
Seu olhar ilumina
E libertará meu desejo de amar,
Serei livre, eu serei livre...
E de fato era dessa forma que eu imaginava,
Ela andava livre pelas ruas,
E por ela a própria luz se iluminava.
Lembra um filme ou um livro que já li,
Frase que ouvi: sempre te amei, nunca te vi,
Sempre te amei, nunca te vi.
E eu sabia que ela também já me procurava...
Acho que vou tentar
Mais uma vez me aventurar,
Por tudo que o amor me dá,
Tantos motivos pra sonhar.
É brilho de estrela,
Eu não sei porque,
Mas seus olhos me trazem o mar.
É mão do destino,
Eu não sei porque,
Mas seus olhos me trazem o céu.
É brilho de estrela,
Eu não sei porque,
Mas seus olhos me trazem a paz.
É mão do destino,
Eu não sei porque,
Mas seus olhos me trazem mel."
As expressões vivas de Deus - (Mensagem do Arcanjo Uriel Canalizada por Jennifer Hoffman)
"Mensagem do Arcanjo Uriel Canalizada por Jennifer Hoffman
Cada um de vocês é a expressão viva de Deus, a personificação da Fonte na Terra. Em cada uma das suas interações com os demais, vocês incorporam a Fonte para eles. Em cada conexão, expressam a energia da Fonte dos outros e para os outros, ao proporcionar-lhes um vislumbre da divindade deles. Por meio de vocês eles podem conhecer um aspecto de Deus. Como vocês estão expressando esta energia? Há tantos modos de expressão quanto de energias para serem expressas. A Fonte é mais do que isso que vocês chamam de bom e luz: está presente em tudo, em todos os lugares. Toda a vida e a matéria na Terra é uma expressão da energia da Fonte.
Em cada nível de sua vibração energética vocês expressam essa energia por meio de um equilíbrio entre o ego e o Eu Superior. Aquilo que vocês dizem e fazem reflete esses níveis para si e para as outras pessoas. Quando estão irritados, em julgamento ou temerosos, o ego está conduzindo a expressão da energia da Fonte. A expressão limita-se à quantidade de compaixão e amor que o ego esteja disposto a compartilhar com os outros. Quando estão aceitando, honrando os demais e reconhecendo sua divindade, vocês estão permitindo que o Eu Superior expresse essa energia. O ego está presente, mas equilibrado pelo espírito e sua expressão da Fonte, transmite a energia do amor incondicional.
Com a mestria, vocês reconhecem que cada um de vocês é um emissário de luz e aceitam o compromisso de expressar a energia da Fonte para o mundo. Em todos os seus contatos com outras pessoas, você devem se lembrar que vocês se tornam o contato com o amor incondicional que vocês mesmos experienciam. O compromisso com a criação do Céu na Terra engloba cada aspecto do ser e cada passo na jornada. Como vocês são a expressão viva de Deus em sua vida? Como expressam a Fonte para os demais? Estão cientes de quais aspectos de Deus vocês estão expressando para eles?
Quando se comunicam e interagem a partir do coração elevado, vocês estendem a vibração mais elevada de amor para as outras pessoas. Esse é o paradigma da Nova Terra; o fluxo do amor de cada um de vocês é o que trará a realização do Céu na Terra para o mundo. Em cada conexão, estejam cônscios da promessa da sua alma para ser o amor que o mundo busca, para refletir a divindade dos outros para eles mesmos, para ser a conexão da Fonte que é a luz do mundo e para honrar o compromisso de lembrar-se da conexão com a Fonte e de uns com os outros."
15 de março de 2010
---------------------------------------------
Tradução de Ivete Brito – adavai@me.com/ – em 15 de março de 2010
visite os sites da tradutora: www.adavai.wordpress.com/ - http://web.me.com/adavai
Direitos reservados © 2004,2005, 2006 para Jennifer Hoffman. Todos os direitos são reservados. Todo o material desta página está protegido pela lei dos direitos internacionais dos Estados Unidos da América e não podem ser parcialmente o integralmente reproduzidos sem a permissão escrita e expressa da autora. Todas as reproduções autorizadas, parciais ou em cópias, por inteiro ou em parte, devem fazer referência ao nome da autora e ao website de Curas Uriel
www.urielheals.com.
Pedro Coelho
http://www.luzdegaia.org/
quarta-feira, 17 de março de 2010
Lembro-me de ti ... - (Lya Luft)
“Lembro-me de ti
Nesse instante absoluto,
A vida conduzida por um fio de música.
Intenso e delicado, ele vai-nos fechando num casulo
Onde tudo será permitido.
Se é só isso que podemos ter,
Que seja forte. Que seja único.
Tão íntimo quanto ouvirmos a mesma melodia,
Tendo o mesmo - esplêndido - pensamento.”
domingo, 14 de março de 2010
A paixão que nos move - (entrevista com monge zen-budista japonês Yasuhiko Genku Kimura / texto: Thays Sant'Ana)
"O monge zen-budista japonês Yasuhiko Genku Kimura nos convida a olhar dentro de nós e começar uma jornada de descoberta da própria alma e do sentido maior que atribuímos à nossa existência.
Acordar de manhã cheia de energia para viver mais um dia, ir saltitante para o trabalho, encontrar pessoas que acrescentam algo em nossa vida e nos sentir bem a cada instante. Quem não quer esse pacote de felicidade?! Para a maioria das pessoas, no entanto, esse é um cenário apenas idealizado. A boa notícia é que ele pode se tornar real. Em vez de tristeza, ansiedade ou apatia, dá para viver com mais alegria e conquistar uma força interior que traga integridade, plenitude e liberdade. O monge zen-budista japonês Yasuhiko Genku Kimura, após um doloroso processo, vivenciou essa transformação.
Aos 14 anos, ele perdeu a motivação pela vida. Havia sido educado para o sucesso e para ser o "número um" em todas as disciplinas da escola. Então percebeu que estava extremamente solitário e sem perspectiva de futuro. Perdido e angustiado, passou a perguntar aos mestres e parentes qual era o sentido da vida. Foi também buscar pela resposta na filosofia. Tudo em vão. Tinha apenas 16 anos quando começou a pensar em um jeito de se suicidar sem deixar pistas. Um dia, em meio a esses pensamentos, Yasuhiko teve uma experiência que os budistas chamam de iluminação. De repente, ele se sentiu unificado ao Universo e entendeu o sentido da existência. Decidiu viver em um mosteiro e ordenou-se monge precocemente, aos 21 anos. Ouvindo seu coração, deixou seu país e foi para os Estados Unidos. Hoje, mora em Nova York com a mulher e presta consultoria a empresários e executivos, ministra cursos, seminários e workshops no mundo todo.
Aos 55 anos, uma de suas atividades preferidas é ajudar as pessoas a encontrar sua verdadeira paixão, que Yasuhiko denomina Paixão da Alma. Trata-se da essência genuína, aquilo que realmente somos. Para ele, a paixão de toda alma é evoluir, o que significa tornar-se cada vez mais ela mesma. Alguns não estão conscientes disso, mas à medida que adquirem informações sobre a evolução, começam a detectar esse desejo intrinseco e, quanto mais o percebem, mais capazes são de guiar seu próprio desenvolvimento. O monge acredita que cada alma tem uma missão específica, que é de sua responsabilidade e não pode ser transferida a ninguém. Realizá-la é tudo o que nossa alma mais deseja. Não há felicidade maior do que descobrir a paixão e estabelecer consigo o compromisso de viver de uma forma coerente com essa verdade mais íntima.
Em seu workshop Passion, durante dois dias de intenso trabalho, Yasuhiko faz uma série de questionamentos que estimulam os participantes a olhar para dentro de si. Em vez de se basearem em um raciocínio lógico, são orientados a "ficar com a pergunta" até que a resposta brote do seu interior. Normalmente, ao final do processo, cada um descobre sua paixão e a expressa por meio de uma frase curta, bastante clara, mas com sentido amplo. A paixão do mestre Kimura, por exemplo, é "contribuir com as pessoas em seu processo de ganho de consciência" e ele fez disso a sua profissão. O monge afirma que quanto mais uma pessoa vive de acordo com seu desejo íntimo, mais alegria, energia e felicidade ela experimenta.
Por que precisamos descobrir nossa verdadeira paixão?
Essa é a natureza de nossa alma. Ela deseja se expressar, se manifestar. As pessoas querem ser quem realmente são. Quando fazemos algo que não tem a ver com a nossa paixão, nos sentimos infelizes. Quando queremos ser como outra pessoa, nos limitamos. Cada pessa é única e original. A originalidade é um dos critérios para saber se alguém é, ou não, iluminado, porque quando uma pessoa se ilumina, se torna ela mesma.
Para adquirirmos consciência e nos darmos conta do que viemos fazer nesse planeta, é necessário passarmos por uma crise existencial?
A iluminação acontece quando nos descolamos de nosso ego, cuja predominância determina um modo de vida em que há mais sofrimento do que alegria. Só livres do domínio do ego vamos em direção à nossa verdadeira essência. Essa passagem é uma experiência de crise. Além disso, viver no âmbito do ego leva à insafistação, porque tudo o que realmente queremos - amor, alegria e felicidade verdadeiras - ele não pode oferecer. A essa passagem chamamos "a noite escura da alma", tempo em que estamos à procura da consciência, vamos de um extremo ao outro e isso nos faz morrer para o passado, abrindo espaço para o novo. A mente, que estava orientada pelo passado, vive essa experiência como uma crise profunda. Com a evolução espiritual, aprende-se a ter cada vez mais alegria.
Em seus workshops, o senhor propõe questionamentos profundos e pede aos participantes que deixem a resposta vir de dentro. Temos todas as respostas em nós? Por que é tão difícil acessá-las?
Sim, temos. O que eu ensino é como atingir esse lado interior. A meditação é um caminho, pois traz luz para a consciência. Uma alternativa é focar na pergunta e aprender a estar atento ao mundo interno. Tudo que nos ajuda nesse processo contribui para a busca pela nossa essência.
Quanto tempo isso pode levar?
Há pessoas que meditam poucos meses e adquirem esse contato íntimo, outros passam anos sem conseguir. Se você medita de 15 a 30 minutos por dia começa a perceber cada vez mais claramente qual é o seu propósito na vida. No entanto, é necessário transformar o simples querer meditar em um comprometimento. Isso significa fazê-la todos os dias. Meditação requer prática diária e, mesmo quando não há vontade, é preciso insistir até que você comece a se divertir e aproveitar.
Se nossa alma já nasce conhecendo a verdade sobre sua essência, por que nos distanciamos tanto disso?
No processo de crescimento, acabamos nos desconectando da donte de nosso ser. O próprio sistema educacional não é desenhado para nutrir a paixão. As pessoas escolhem o que fazer de sua vida baseadas em um padrão social, em condições superficiais, e não no que elas realmente são. Consequentemente, não experimentam felicidade e não têm sucesso. Há ainda condições culturais e familiares que nos atrapalham. E nós mesmos nos colocamos limitações que, com o tempo, se tornam invisíveis a nossos olhos. Então, começamos a viver dentro daquilo que achamos que podemos fazer ou ser e isso restringe nossas possibilidades reais. Quando as pessoas descobrem sua verdadeira paixão, essas barreiras se tornam irrelevantes e desaparecem.
Viver em desacordo com o que realmente somos significa falta de coragem?
Do futuro, pouco sabemos, e o medo é uma reação natural frente ao desconhecido. No entanto, esse sentimento é apenas uma interpretação negativa diante do novo. Quando descobrimos nossa paixão, o medo se transforma em estímulo, em um desafio atraente. Muitas vezes, aparece exatamente porque a pessoa estava muito perto de entrar em contato com sua paixão e ainda não havia percebido isso.
Muitos abrem mão de fazer o que gostam por uma profissão que lhes renda melhor remuneração. Como é possível conciliar as duas coisas?
Quando você faz algo que ama, naturalmente faz melhor. Se a sua profissão é uma expressão da sua paixão, a tendência é que você se torne um profissional melhor do que os que apenas têm talento para desempenhar aquela função. O que faz um grande mestre é a expressão criativa da sua essência. É isso o que permite o grande florescimento de nosso talento e genialidade. Só assim seremos pessoas bem-sucedidas. E, se a profissão é uma daquelas que envolvem muito dinheiro, você pode ficar rico ao mesmo tempo.
E se não for uma dessas profissões bem remuneradas?
Alguns ofícios não produzem tanta riqueza, mas, se eles refletem o seu âmago, ter muito diheiro perde a importância. Muitos procuram por essa recompensa exatamente porque não vivem a paixão. Mas há casos de pessoas que estão vivendo sua paixão e ganham muito dinheiro com isso. Meu conselho é: faça alguma coisa que você faria de graça e cobre por isso.
Quando uma pessoa descobre que tem pouco tempo de vida, em geral decide fazer tudo da forma como sempre quis. Por que esperamos tanto tempo para isso?
Infelizmente, as pessoas não são capazes de se dar conta de quão precioso é cada momento. Presumimos que estaremos vivos amanhã. Poucos têm em mente que a vida é finita, e nunca consideram que hoje pode ser o último dia de sua existência. Cada minuto é único e precioso. Quando alguém descobre que tem pouco tempo pela frente, se dá conta de que a maior parte do que nos traz preocupação é coisa miúda. Pelo fato de assumirmos que nossa vida continua dia após dia, esses pequenos problemas se tornam grandes demais e acabamos nos esquecendo do quão importante é viver nossas verdadeiras paixões.
Será que não agimos dessa maneira porque é difícil pensar em nossa finitude?
Faz parte da evolução da consciência e da maturidade do ser humano perceber que há coisas que não podem ser alteradas, como a morte. Aceitar isso nos faz mudar de atitude e aproveitar cada instante com a alma, entendendo que nada é permanente. Assim, a vida se torna plena: não importa o que aconteça, você está presente em cada momento.
A sensação de descobrir essa paixão interior é parecida com a que temos quando nos apaixonamos por alguém?
Ah, sim, com certeza! Até porque quando você se apaixona de verdade descobre a si mesmo no outro, e entra em contato com você por meio dessa outra pessoa. Há muita paixão no amor. Mas, para se relacionar de maneira saudável com alguém, é necessário estabelecer antes uma relação plena e feliz consigo mesmo. Não tem jeito! Somente dessa maneira começamos a perceber quem somos e conquistamos a chance de amar e dividir com alguém toda a beleza e plenitude da vida. Sem amarmos a nós mesmos, corremos o sério risco de tentar suprir nossas carências internas nas relações externas, num jogo de apego.
Como podemos estar certos de que descobrimos a paixão de nossa alma? Quais são os sinais?
Quando isso acontece, sente-se uma certeza profunda e uma alegria imensa. É como se você descobrisse o sentido das coisas e soubesse, afinal, por que está nesta vida. Até que isso aconteça, há um sentimento de incerteza. Quando você descobre sua paixão, você sabe que sabe."
Fonte: Revista Bons Fluidos - março 2010, nº132, pg 58 a 61.
Assinar:
Postagens (Atom)